Edição de 1900, coordenada pelos agrónomos Bernardino Cincinato da Costa (1866‑1930) e D. Luís Filipe de Castro (1868-1928), ambos sócios da Real Associação Central de Agricultura Portuguesa.
A obra, com 965 páginas, foi organizada por iniciativa da comissão portuguesa responsável pela representação à Exposição Universal de 1900, em Paris, destinando-se a apresentar um panorama geral da atividade agrícola do País. Ilustrada com diversas fotogravuras e mapas (estes últimos reproduzidos pela litografia da Imprensa Nacional), é constituída por 3 partes: «A terra portuguesa», «A produção agrícola» e a «A vida rural».
Aqui foram também reunidos contributos dos agrónomos mais destacados da época e de especialistas das áreas de economia, botânica, geologia, silvicultura, entre outros, como o Conde de Ficalho (Francisco Manuel de Melo Breyner), Paul Choffat, Filipe de Almeida Figueiredo, Rodrigues de Morais, Pedro Roberto da Cunha e Silva ou Anselmo de Andrade.
O livro, cuja execução gráfica foi solicitada à Imprensa Nacional um ano antes, esteve exposto na secção agrícola portuguesa da Exposição Universal, juntamente com a obra Portugal Vinícola, também da autoria de Bernardino Cincinato da Costa e igualmente editada pela Imprensa Nacional.
A coordenação tipográfica da edição coube ao então chefe da oficina tipográfica, Joaquim Teodoro das Neves, cujo papel foi reconhecido na página de agradecimento, onde é também destacada a componente artística da edição.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 08-2-C-2-1/004
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.