Edição publicada em fascículos entre 1915 e 1919, pela Librairie Schwarz, em Paris.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) envolveu praticamente todos os países europeus, incluindo Portugal, após a declaração de guerra alemã em 9 de março de 1916. O conflito, que começou por estalar no velho continente, depressa se estendeu ao resto do mundo, transformando-o profundamente e a todos os níveis, arrastando consigo cerca de 14 milhões de mortos, entre civis e soldados.
A memória do conflito chegou até nós através da imprensa e do cinema da época, de diários de guerra e outros registos documentais, mas também através de uma vasta produção artística e iconográfica.
A edição francesa La Guerre Documentée, publicada em cerca de 80 fascículos entre 1915 e 1919, reuniu textos de Ernest Denis, professor de História na Sorbonne, dedicados à «Guerra na Europa» e do Tenente-Coronel Le Marchand, dedicados às operações militares decorridas durante o conflito.
Os textos são acompanhados por um largo número de imagens, incluindo mapas, gravuras e outras ilustrações produzidas por artistas de referência na época, retratando os episódios mais sombrios desta guerra.

Biblioteca da Imprensa Nacional: 05-2-E-2-1/013-017.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.