Publicação comemorativa das festas centenárias da Fundação de Portugal. Edição da Litografia Nacional (Porto) e Câmara Municipal de Guimarães, 1940.

Promovidas em 1940, as grandes comemorações do Duplo Centenário da Fundação de Portugal (1140) e da Restauração da Independência (1640) marcaram um dos momentos de maior projeção ideológica do Estado Novo. As comemorações, iniciadas em Lisboa e alargadas a todo o País, diversificaram-se em exposições (com especial destaque para a Exposição do Mundo Português), romagens, desfiles, recriações históricas, récitas, atividades desportivas e edições comemorativas.

Em 4 de junho, a cidade de Guimarães foi palco da comemoração da Fundação de Portugal, acolhendo, com especial imponência, uma cerimónia oficial, um cortejo de oferendas e uma missa campal junto ao Castelo, onde foi hasteada a bandeira de Afonso Henriques.

Esta edição comemorativa, dedicada à história da cidade (iniciada com a Batalha de São Mamede, em 1128) e seus monumentos, contou com a direção e organização artísticas do escritor e crítico de arte Alfredo Guimarães (1882-1958), desenhos dos pintores Guilherme Camarinha (1912-1994), também autor da capa, e Américo Marinho (1913‑1997) e aguarelas de João Jorge Maltieira.
Da impressão destacou-se ainda uma tiragem especial de 25 exemplares numerados e rubricados.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 08-2-D-1-1/011.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.