Edição Monumental da História de Gil Braz de Santilhana, por Alain-René Lesage.
Alain-René Lesage (1668-1747), romancista e dramaturgo francês, recebeu educação jesuíta e estudou Direito em Paris. Contactou desde cedo com a literatura espanhola, sobretudo através de trabalhos de tradução, o que influenciou fortemente a sua obra.
Entre 1715 e 1735 escreveu a História de Gil Braz de Santilhana (originalmente Histoire de Gil Blas de Santillane) que se tornou a sua obra de maior relevo. A história, um romance picaresco de caráter moralizante, retrata as aventuras de um herói que vagueia por Espanha em busca de fortuna, sendo marcada por influências da obra As mil e uma noites.

A Biblioteca da Imprensa Nacional conserva no seu acervo a edição de David Corazzi, publicada em 1885, com tradução portuguesa de Júlio César Machado. Trata-se de uma edição monumental, ilustrada com cerca de 400 gravuras intercaladas com o texto e 30 oleografias em separado.

A casa editora de Corazzi, Empresa Horas Românticas, foi fundada em 1870, tendo sede em Lisboa e filial no Rio de Janeiro. Destacou-se pela publicação de algumas das mais famosas obras estrangeiras, pelo recurso a estratégias publicitárias inovadoras e pelo papel no quadro pedagógico, através da criação de coleções populares como a «Biblioteca do Povo e das Escolas».
Na Biblioteca da Imprensa Nacional existe uma outra edição de Gil Braz, publicada pela Impressão Régia em 1799.
Fotografias de Nuno Silva com Maria Almeida (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.