Catálogo oficial da Exposição Internacional da Indústria do Livro e Artes Gráficas, realizada em Leipzig, em maio de 1914, com o título original: Internationale ausstelung für buchgewerbe und graphik. Amtlicher katalog, 1914.
Depois do sucesso da primeira exposição portuguesa de Artes Gráficas, promovida a partir da Imprensa Nacional, em outubro de 1913, Portugal reuniu as condições necessárias para participar na primeira Exposição Internacional da Indústria do Livro e Artes Gráficas, realizada em Leipzig, na Alemanha, em maio de 1914. A participação portuguesa, assegurada pelo diretor-geral da Imprensa Nacional, representou uma oportunidade de internacionalização dos principais expositores apresentados no ano anterior e produziu um acervo documental e gráfico importante, hoje preservado na biblioteca.
A secção portuguesa foi instalada no pavilhão Der Kaufmann [O Negociante] e inaugurada em 29 de maio, reunindo, entre outros, trabalhos de: O Comércio do Porto, Cândido Costa, Paulino Ferreira, Alfredo Roque Gameiro, Litografia de Portugal, Litografia Universal, Pires Marinho, A. S. Ramalho, Imprensa Nacional, Alvão e Vasques, Joshua Benoliel, Anuário Comercial e Casa da Moeda.
O espaço construído para o evento acolheu 22 países e atraiu mais de 2 milhões de visitantes alemães e estrangeiros, esperando-se que pudesse contribuir para atenuar as crescentes tensões internacionais. Mas o êxito inicial da exposição foi pouco depois ensombrado pela eclosão da guerra na Europa, dificultando o processo de devolução dos expositores aos representantes nacionais e levando mesmo à sua destruição pelos alemães, no caso das representações francesa e britânica. Em outubro do mesmo ano, mantendo-se a exposição aberta, foi criada uma secção especial destinada à divulgação da propaganda gráfica alemã, dedicada a notícias sobre a guerra.
O catálogo, com 662 páginas, inclui várias plantas dos pavilhões e espaços da exposição, como o Halle der Kultur [Salão da Cultura], destinado à apresentação de obras e ilustrações, entre outros pavilhões dedicados à indústria gráfica, como a produção de papel e a impressão.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 06-1-D-1-1/004
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.