Edição iconográfica sobre a Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, realizada em Lisboa, em 1882. Álbum publicado pela Oficina de J. Leipold, em benefício do Montepio Popular da Golegã, 1883.
Em 1881, o South Kensington Museum de Londres (atual V&A Museum) acolheu uma importante mostra de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, com o propósito de aprofundar o conhecimento sobre as artes ornamentais peninsulares, cujo êxito serviu de pretexto para a sua replicação em Lisboa, em janeiro do ano seguinte. A mostra, sendo mais alargada do que a apresentada em Londres, reuniu cerca de 4000 peças, incluindo pratas, mobiliário, azulejos, tapetes, faianças, vidros e tecidos, entre outros. O sucesso da iniciativa em Lisboa, sendo o primeiro evento do género no País e pioneiro na utilização da iluminação elétrica, traduziu-se em milhares de visitantes.
A exposição, acolhida no Palácio Alvor-Pombal, esteve na origem da constituição do Museu Nacional de Belas-Artes e Arqueologia, em maio de 1884, transformado em Museu Nacional de Arte Antiga em 1911.
A edição deste álbum, com tiragem limitada, reúne as fotografias de Carlos Relvas, reproduzidas por Joseph Leipold, que tinha trabalhado na Imprensa Nacional de Viena e chegou à Imprensa Nacional de Lisboa em 1863 para assumir a oficina e ensino de gravura. Leipold destacou-se pela investigação dos processos heliográficos e terá sido o introdutor, em Portugal, do ensino da galvanoplastia e das máquinas de guillocher (para decoração com ornatos entrelaçados). Na sua oficina própria, que instalou em Lisboa, produziu fototipias para ilustração de diversas publicações, de que é exemplo este álbum. A colaboração entre Leipold e Carlos Relvas, que aliou a fotografia à capacidade inventiva e experimental, terá sido mais profunda, nomeadamente no campo da fototipia.
Este exemplar, com o n.º 23, foi subscrito pelo Administrador-Geral da Imprensa Nacional.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 04-2-E-1-1/003
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.