Edição de uma das conferências de educação «científica e artística» realizadas na Imprensa Nacional entre 1911 e 1914.
Com a implantação da República, em 5 de outubro de 1910, afirmou-se na Imprensa Nacional um novo paradigma de missão pública em que a visão republicana de democratização do conhecimento e do alargamento do acesso à educação se refletiu na organização do operariado e na formação profissional.
No ensino, foram introduzidas novas atividades como visitas de estudo, logo em 1911, destinadas a todos os alunos das escolas de composição, impressão, fundição, litografia e gravura. A educação «científica e artística» do pessoal também passou a fazer parte deste novo modelo: em maio de 1912 iniciou-se um primeiro ciclo de conferências públicas destinadas à divulgação do conhecimento científico e artístico, em articulação com as visitas de estudo.
A iniciativa foi inédita na Imprensa Nacional, acompanhando lógicas internacionais de formação científica e artística do operariado.
Algumas das conferências realizadas na Imprensa Nacional foram transformadas em publicação, como a palestra dedicada à Democratização da Arte, pelo então tipógrafo (e mais tarde olisipógrafo) Norberto de Araújo, realizada em abril de 1914.
Biblioteca da Imprensa Nacional: 05-1-A-2-2/037
Fotografia de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.