Edição promovida pelo Ministério da Educação Nacional, por ocasião do quarto centenário da morte de Gil Vicente. Imprensa Nacional, 1937.
Publicada com a nota, em folha de rosto, «Livro em que se contêm as obras do poeta representadas nas récitas vicentinas, de gala, escolares e populares, realizadas em Lisboa e províncias, acompanhadas das palavras que então foram ditas», esta edição representa, em certa medida, a súmula das comemorações do IV centenário da morte de Gil Vicente (c. 1465-c.1536), decorridas em 1937.
A publicação, dada ao prelo no período de maior afirmação nacionalista do Estado Novo, resultou do entendimento do Governo «que o maior preito à memória do fundador do teatro português seria a reposição das suas peças que, a par do valor histriónico, haviam mantido o seu interesse documental educativo». Nas suas páginas marcadas por um especial cuidado tipográfico, incluem-se os diplomas legais que enquadraram as comemorações, bem como os textos das peças vicentinas representadas por todo o país e discursos proferidos por escritores e historiadores.
A execução gráfica da obra, assegurada pela Imprensa Nacional, mereceu louvores do ministro da Educação Nacional, António Carneiro Pacheco, que a inscreveu entre «um dos trabalhos gráficos mais perfeitos que nos últimos anos saíram dos prelos portugueses» mas também de Dr. Jürgens, representante da Deutscher-Ausländischer Buchtausch (Associação Alemã para Troca de Livros com o Estrangeiro), de Berlim, que através do Instituto de Alta Cultura e como técnico na especialidade, deu a conhecer «o seu apreço pela apresentação tipográfica do volume comemorativo do IV Centenário de Gil Vicente».
Biblioteca da Imprensa Nacional: 08-2-D-2-1/004
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.