Edição numerada e assinada pelo autor, publicada pela Imprensa Nacional em 1896.
Autor da conhecida Cartilha Maternal, João de Deus publicou várias obras pela Imprensa Nacional. Em 1885, chegou a endereçar um pedido à Imprensa para que algumas das suas edições e traduções passassem a ser impressas nas suas oficinas.
João de Deus de Nogueira Ramos (1830-1896) foi pedagogo e poeta, tendo criado em 1876 um novo método oficial de ensino da leitura. O seu livro de poesia Campo de Flores resulta de uma coletânea organizada por Teófilo Braga e publicada pela Imprensa Nacional em 1896. A recolha inclui uma parte lírica (cançonetas, sátiras, odes e canções, elegias, idílios, dísticos e cânticos) e outra satírica (sátiras e epigramas, poemetos e aditamentos aos dísticos). Numa terceira e última parte reúnem-se versões e imitações e a comédia teatral Horácio e Lídia.

A biblioteca da Imprensa Nacional preservou dois exemplares desta obra: um primeiro, com data de 1893, que consiste em provas finais de revisão (mono) contendo notas de revisor e respetivas assinaturas; o segundo corresponde à edição de 1896 efetivamente publicada, tratando-se de um exemplar de tiragem especial, impresso em papel do Japão, numerado (n.º 11 de 20), incluindo dedicatória do autor.
Fotografias de Nuno Silva. Edição de imagem de Maria Almeida (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
