Folheto de subscrição da História de Portugal, de Alexandre Herculano. Imprensa Nacional [ant. 1846].
Na década de 1840, a Imprensa Nacional iniciou um ciclo de modernização tecnológica e artística que se estendeu pelas décadas seguintes, atingindo o nível de outras congéneres europeias. Esta modernização refletiu-se na melhoria dos trabalhos de composição e de impressão, como se confirmaria pela primeira edição da História de Portugal, de Alexandre Herculano (1810-1877), publicada entre 1846 e 1853 com a Casa da Viúva Bertrand e Filhos.
Considerada a primeira narrativa histórica com preocupação de rigor científico, a obra suscitou polémica junto do clero português ao colocar em causa o «milagre de Ourique».
O folheto destinado à subscrição da obra, impresso na Imprensa Nacional, faz parte da coleção de materiais gráficos da biblioteca. No seu texto promocional, em que se destaca o fabrico de letra propositadamente para esta edição e a qualidade das matérias-primas, pode ler-se: «Vai começar-se a publicação desta obra, impressa em excelente papel, com tipos novos da Imprensa Nacional, e no formato de 8.º grande francês.» O prospeto anuncia ainda a chegada próxima do 1.º volume, «contendo, além de uma larga Introdução, a história política de quase um século, desde 1097 até 1185» a lançar em janeiro de 1846.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.