Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Correspondência Expedida - Ministérios. 1854-1861 - cx. 2: s.c.
  • Tipo de documento
    Exposição
  • De:
    Administrador-Geral da Imprensa Nacional [Firmo Marecos]
  • Para:
    Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino, Marquês de Loulé
Transcrição

«Em aditamento ao meu ofício de 3 de setembro último, a respeito dos reparos necessários na Imprensa Nacional, feitos por ordem do M.º das Obras Públicas, e que já começaram, tenho a horna de representar a V. Ex.ª o seguinte:
O partido de operários das Obras Públicas que se acha trabalhando neste estabelecimento, sob a direção do hábil e diligente arquiteto Feliciano Correia, tem sido muito [assíduo], e já concluiu um dos reparos de grande importância, o de especar com prumos de ferro a casa em que se acham vinte prelos de enorme peso. Começou o reparo da oficina de litografia e cartas de jogar, e achou inteiramente arruinado o madeiramento, o que obriga a fazê-lo todo de novo, inclusivamente o forro do teto da mesma oficina.
Mas como a estação é ainda invernosa, não pode agora fazer-se aquele reparo, para que obriga descobrir toda a oficina, impossibilitando diferentes trabalhos que ali se fazem, e principalmente a pintura e acabamento das cartas de jogar. É pois necessário mudar provisoriamente os trabalhos desta oficina enquanto, pelo menos, não for coberto o telhado, porque causaria um grandíssimo transtorno ao serviço público a falta daqueles trabalhos. Há dentro dos muros da Imprensa Nacional uma casa arruinada que com alguns reparos poderá servir para os ditos trabalhos e para estabelecer a oficina das cartas de jogar; mas tais trabalhos não foram compreendidos no orçamento das obras aqui dirigida pelo dito arquiteto Coreia, e por isso não pode ele mandar proceder a tais reparos sem prévia ordem do Ministério respetivo.
A indústria das cartas de jogar foi exercida na Imprensa Nacional em larga escala; esteve amortecida e agora torna a levantar-se ; sendo de esperar que seja de muita importância quando se diminuir o selo das mesmas cartas, o que vai ter lugar, pois me consta com certeza que o Exm.º Ministro da Fazenda proporá na atual sessão legislativa […].
Em presença pois do que deixei dito, sou rogar a V. Ex.ª que se digne de solicitar do Exm.º Ministro das Obras Públicas, que mande ordens ao arquiteto Correia para proceder às obras que precisa [sic] a casa para onde deve mudar-se a oficina de cartas de jogar; e bem assim para fazer concertar o madeiramento da oficina tipográfica, que tem bastante ruína. […]»