Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Docs. Do Gab. do Adm. Bebiano (1929-1955), cx. 4
  • Tipo de documento
    Relatório
  • De:
    Fiel do Armazém de Tipos, Libânio Augusto de Sousa Amoedo
  • Para:
Transcrição

«Exm.º Sr Diretor Geral da Imprensa Nacional,

O material tipográfico existente no armazém dos tipos deste estabelecimento tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, devido à aquisição de novos carateres tipográficos, verificando-se, pelo inventário feito em 30 de junho de 1915, existirem em depósito 106 440 quilogramas.
Desde o ano de 1890 o pessoal do armazém compõe-se de 1 fiel, 1 ajudante, 1 apartador e 1 praticante; em abril de 1904 foi admitido um praticante extraordinário, que pagou o efetivo em 1912, pela reforma do ajudante Cardoso, até hoje não foi provido aquele lugar.
No regulamento dos serviços desta Imprensa, aprovado por decreto de 23 de dezembro de 1901, diminuíram os vencimentos do ajudante que era de 1$200 reis, para 1$100 reis, e do apartador de 1$100 reis, para 1$00 reis, continuando contudo a receberem, como complemento, os vencimentos que tinham, até mudarem de situação. Aconteceu porém que o atual ajudante vencia já como apartador 1$10, não melhorando nada com a promoção.
O pessoal está mal retribuído, mas, na hipótese de não se poder atender nesta ocasião, ao pedido de aumento de vencimento para todos os empregados do armazém, ouso lembrar a justiça de ao menos elevar os vencimentos do ajudante e do apartador ao que estava estabelecido antes do regulamento de 1901, e que o atual praticante passe a vencer 0$90, em atenção a exercer o lugar há mais de 25 anos.
Para que o serviço do armazém seja desempenhado com a devida prontidão, torna-se necessário aumento o quadro com um empregado para apartamento de tipos e um servente para tratar da limpeza e auxiliar os empregados na pesagem e arrumação do material tipográfico.»