Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Docs. Do Gab. do Adm. Bebiano (1929-1955), cx. 4
  • Tipo de documento
    Relatório
  • De:
    Chefe da oficina de impressão, Sidónio Pereira Melo Horta
  • Para:
Transcrição

«Exmo. Sr. Augusto Machado dos Santos
Digníssimo Diretor Geral da Imprensa Nacional de Lisboa,

A fim de dar cumprimento à ordem que me foi transmitida por V. Ex.ª sobre as necessidades de que carece a oficina de impressão, tenho a dizer a V.Ex.ª que para o bom e regular andamento dos serviços de uma oficina de impressão, é fator principal o material mecânico. E a propósito direi que naquela que está a meu cargo, algum há que, devido à sua antiguidade e demasiada aplicação, que lhe tem sido dada, se encontra, em péssimas condições, de bem servir. Para a oficina de impressão ficar, não direi um modelo, mas em condições de não sofrer paralisação nos trabalhos, a executar, o que já tem sucedido pelo motivo de existir apenas uma máquina de duas rotações (ou seja, uma máquina de branco a duas cores – como descrevem os catálogos) única em que podem ser feitos os vales do correios, ou qualquer outro trabalho em que seja aplicado o numerador automático e carecendo esta máquina de uma grande reparação, e esta não se tem podido proceder pela falta que faz ao serviço. Esta máquina já trabalha há mais de 50 anos, no entanto, segundo declara o serralheiro maquinista deste estabelecimento, depois de reparada, o que levará três ou quatro meses, conforme a flutuação do trabalho para as diversas oficinas, fica em condições para bem servir.
As máquinas que são de absoluta necessidade para mais regular funcionamento da oficina que dirijo são:
Uma máquina de duas rotações, ou seja uma máquina de branco a duas cores, como são descritas nos catálogos, cujos cofres tenham as dimensões de 93×76. As casas que possuem estas máquinas são Albert & C.ª Frankenthal (Baviera) e a casa Augsbourg.
Uma máquina Marinoni dupla a retiração, cujos cofres tenham pelo menos as dimensões de 1,12mx77.
Uma máquina de branco com distribuição cilíndrica, sem marginador automático, cujo cofre tenha pelo menos 1,22mx85, podendo ser da casa Augsbourg.
Duas das máquinas que reclamo são para completa substituição de outras, que ficarão absolutamente inúteis, sendo a de duas rotações a única que merece reparação, como anteriormente informei.
Expondo a V. Ex.ª o que me afigura de mais indispensável […] devo acrescentar que fui incumbido de estudar o assunto na minha viagem à exposição de Leipzig, realizada por amável convite de uma casa de Bilbau […]. A proclamação da guerra, ao terceiro dia de me encontrar naquela cidade, impediu porém os meus propósitos e ainda os de apresentar um relatório circunstanciado, no limite da minha acanhada capacidade, como impediu também ao pessoal dirigente a aquisição das referidas máquinas.»