Vinte Horas de Liteira, de Camilo Castelo Branco, Camões, de Almeida Garrett, As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, História de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, Obras Poéticas, da Marquesa da Alorna, Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde, A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, Clepsidra, de Camilo Pessanha, A Mocidade de D. João V, de Luís Augusto Rebello da Silva, e Húmus, de Raúl Brandão, são os títulos que a Imprensa Nacional põe à disposição para leitura e descargas gratuitas.
Todos estes títulos pertencem à coleção «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa», editada pela Imprensa Nacional desde 2014. Esta é uma coleção que obedece a um propósito claro: acolher, de forma criteriosa, um conjunto alargado de textos nucleares da literatura portuguesa, enquadrados do ponto de vista editorial por elementos de apoio à leitura. A «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa» conta com coordenação de Carlos Reis e com textos introdutórios de grandes especialistas nas obras publicadas, aos quais a Imprensa Nacional agradece a forma pronta com que autorizaram a divulgação dos seus textos.
Ao disponibilizar a coleção «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa», em formato digital e gratuito, a Imprensa Nacional continua a promover este grande tesouro da língua portuguesa, que são os nossos clássicos, e a dar continuidade à primordial e já longa missão de serviço público da editora pública: preservar e divulgar a memória e o património comuns.
Pode consultar todos os títulos disponíveis online aqui: https://imprensanacional.pt/livros-em-pdf/