Inserida no Festival 5 L, a apresentação da Poesia, de Francisco de Sá de Miranda, está marcada para o próximo dia 5 de maio, pelas 18 horas, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa. Apresenta a obra o professor Luís Fardilha, da Universidade do Porto. A sessão conta também com a presença de Duarte Azinheira, diretor da Unidade de Edição e Cultura da Imprensa Nacional.
Com edição de José Camões e Filipa de Freitas, Poesia, de Francisco de Sá de Miranda, é um monumental volume de mais de 1700 páginas com a poesia completa do poeta renascentista. A obra apresenta resultados de novas investigações, assim como poemas totalmente inéditos do escritor e humanista português Francisco de Sá de Miranda.

Luís Fardilha. Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua investigação centra-se na história da literatura e da cultura portuguesas da época do Renascimento, interessando-se, ainda, pelas temáticas da literatura de espiritualidade e da história do livro e da leitura. Tem publicado diversos trabalhos nestes domínios, com destaque para o estudo A Nobreza das Letras: Os Sás de Meneses e o Renascimento Português (Lisboa, FCG/FCT, 2008) e para a edição da poesia profana de D. Manuel de Portugal (Porto, ICP/FLUP, 1991). Em 2016, em colaboração com Maria de Lurdes Correia Fernandes, publicou o Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia, 1497-1499 / Journal of the First Voyage of Vasco da Gama to India, 1497-1499 (Porto, Câmara do Porto/U.Porto Edições/Fundação Eng. António Almeida). É investigador do CITCEM, onde coordena o Grupo de Investigação Sociabilidades e Práticas Religiosas e dirige a revista científica Via Spiritus.
Duarte Azinheira. Duarte Azinheira é licenciado em Ciência Política. Trabalha desde 2010 na Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A, onde é o diretor da Unidade de Edição e Cultura, assegurando o plano editorial de serviço público, bem como toda a programação cultural da empresa. A Imprensa Nacional-Casa da Moeda resulta da fusão de duas das mais antigas instituições portuguesas: a Imprensa Nacional, criada em 1768, e a Casa da Moeda, que trabalha continuamente desde o final do século xııı.
O festival literário Lisboa 5L é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que celebra simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura.
O festival desenvolve vários temas, mas obedece sempre a um só lema, que é o de aparecer, efetivamente, como um festival «Com Todas As Letras».
A edição decorre de 4 a 8 de maio.
Saiba mais sobre o Festival 5L aqui: https://lisboa5l.pt/