Ph.12 Rita Barros é apresentado a 16 de novembro às 18h30 na biblioteca da Imprensa Nacional com a presença da artista, que vive em Nova Iorque desde 1980. No livro podemos encontrar algumas séries icónicas como «The last cigarette» de 2004 ou «Presence of Absence» de 2005-2006 mas também outras inéditas como «Flowers» de 2023, criada especificamente para ser publicada no livro. «Interessou-se por olhar para o interior dos apartamentos e fotografar a sismografia das vivências individuais dos seus amigos e vizinhos, residentes e ocasionais», descreve Susana Lourenço Marques no texto introdutório. Ph.12 percorre a obra de Rita Barros, a autora de, entre outros livros, 15 Anos Chelsea Hotel, desde os anos 80 do século xx até à atualidade.
Rita Barros nasceu em Lisboa em 1957 e vive em Nova Iorque desde 1980. Tem um mestrado em Art in Media: Studio Art pela New York University/International Center of Photography, onde é professora de fotografia. A sua primeira exposição realizou-se em 1987 no PS1 Contemporary Arts Center em Nova Yorque. Desde então a sua obra tem sido exposta regularmente em várias instituições salientando-se: os Encontros de Fotografia de Coimbra, a Cadeia da Relação do Porto, o Wilfredo Lam Contemporary Art Museum em Havana, o Museu da Água em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, o Museu de Serralves no Porto, o Baltimore Contemporary Art Museum, o International Center of Photography em Nova Iorque, o Kohler Arts Center no Wisconsin, a Royal Academy of Arts em Londres, a Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, o Museu de Arte Contemporanea de Madrid, o Center for Photography de Woodstock, Nova Yorque, entre outras. O seu arquivo de retratos de escritores, músicos e artistas (representado pela Getty Images) é publicado regularmente na imprensa internacional.
A Série Ph. é uma coleção dedicada à fotografia portuguesa contemporânea com direção editorial de Cláudio Garrudo e conta já com títulos dedicados a Jorge Molder, Paulo Nozolino, Helena Almeida (os três já na 2.ª edição), Fernando Lemos, José M. Rodrigues, Ernesto de Sousa, Jorge Guerra, Daniel Blaufuks, Alfredo Cunha e António Júlio Duarte.