Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Qua
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Qua, Out 01 -
Agenda Image
01 Qua
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Qua, Out 01 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Edição Nacional

A Pediatra | Edição Nacional

Crónica Edição Nacional Jorge Reis-Sá

Qual é a pior coisa que pode acontecer, do ponto de vista comercial, a um livro? Não, não é ser mal distribuído; não, não é ninguém lhe ligar nenhuma. É o maior pesadelo de qualquer editor: ter uma excelente recensão quando está esgotado (no pior dos casos, por rutura de stock). Os editores não controlam os críticos (por incrível que possa parecer a alguns), e é muito habitual as recensões saírem «quando não devem»: por exemplo, dois meses depois do livro ter sido lançado comercialmente e quando a tiragem inicial se esgotou há uma semana e ainda não houve tempo (e por vezes a decisão) de o reeditar. E foi isso o que me aconteceu na Feira do Livro de Lisboa.

Não, não como editor. Sim — como leitor. Vi algures uma excelente recensão ao A Pediatra (julgo que da mão do José Mário Silva, mas já não o lembro bem) e decidi comprar e ler. O tema interessa-me muito, até porque, como escritor, o quero trabalhar no meu próximo romance: o que sente quem não sente como nós, quem tem uma frieza maior que o habitual? Pensei em trabalhá-lo a partir da psicopatia, mas talvez aí tudo perca o seu motivo de reflexão: um psicopata não tem empatia, para ele todos somos cadeiras — e ninguém pensa o que sente aquela cadeira quando nela nos sentamos. O que quer dizer que perde nebulosidade, o que retira interesse à questão: num romance, tudo preto ou tudo branco não tem metade da piada.

Mas dizia: fui comprar o livro da Andrea del Fuego. Contente e com vontade de o ler, eis que estava em rutura de stock no stand da Companhia das Letras e sem previsão de reposição. Como o que não me falta são livros à espera, aquele ficou numa nota no caderno, aguardando a lembrança, que por ela me calhassem os olhos. Não caíram na nota, mas caíram na livraria: há duas semanas estava em boa exposição a segunda edição do livro.

Fiquei contente e, ao mesmo tempo, pensativo: como se perdem leituras e experiências (e vendas, claro) por causa destes acasos? Quase que o comprei a contragosto — pensando, paradoxalmente, que era bom que fosse mau para poder não ficar triste por quase o ter perdido. Não tive sorte.

O livro é excelente e cumpriu todas as minhas expetativas iniciais, ainda da altura em que li a crítica. A personagem principal fica para a história da literatura, no panteão das inesquecíveis. E é também a mestria da escrita de Andrea del Fuego quem permite isso tudo. Não basta uma ideia, é preciso que ela se concretize em (boas) palavras — ou pelo menos nas certas para o objetivo inicial. Um amigo, a quem falei do livro e do impacto que teve em mim, teve um comentário interessante: «é uma pediatra pedófoba». Já houve certamente noutros meios, livros, filmes, peças. Mas esta, tão densa e, estranhamente, cuidadosa é «a» pedófoba de eleição. Quando alguém se lembrar de colocar a abonação num dicionário qualquer, faz muito sentido arranjar uma citação deste fabuloso livro. Ou então, deixar lá apenas isto: «Pedófoba: Cecília, a Pediatra que a Andrea del Fuego nos ofereceu».

Publicações Relacionadas
  • Edição Nacional — O Meu Nome É Ryszard, Ryszard Kapuściński
    Edição Nacional — O Meu Nome É Ryszard, Ryszard Kapuściński

    03 Março 2018

  • Edição Nacional |  Amar como em Casa
    Edição Nacional | Amar como em Casa

    14 Outubro 2021

  • Edição Nacional | Vamos à missa
    Edição Nacional | Vamos à missa

    19 Setembro 2022

  • Edição Nacional — Em diferido
    Edição Nacional — Em diferido

    24 Janeiro 2020

  • EDIÇÃO NACIONAL — O Tempo não Passa
    EDIÇÃO NACIONAL — O Tempo não Passa

    03 Março 2016

Crónica Edição Nacional Jorge Reis-Sá Black tag icon
Publicações Relacionadas
  • Edição Nacional — O Meu Nome É Ryszard, Ryszard Kapuściński

    Há 2 dias

  • Edição Nacional | Amar como em Casa

    Há 2 dias

  • Edição Nacional | Vamos à missa

    Há 2 dias

  • Edição Nacional — Em diferido

    Há 2 dias

  • EDIÇÃO NACIONAL — O Tempo não Passa

    Há 2 dias

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade