Prova de impressão do volume relativo a 1856-1857. Imprensa Nacional, 1856.
A publicação de almanaques generalizou-se ao longo do século xıx, conhecendo-se várias edições, habitualmente com periodicidade anual, que divulgavam o calendário de celebrações, efemérides, informação científica e atividades económicas e sazonais, muitas vezes incluindo também notícias, episódios históricos, extratos de literatura, receitas e pensamentos, entre outros conteúdos.
Este exemplar, em formato de brochura, apresenta informação muito sumária para consulta rápida pelos mais esquecidos. Em dupla, encontra-se o calendário completo para 1856, com informação lunar, associado ao calendário hagiológico.
No verso encontra-se a tabela de horários e preços para «passageiros do caminho de ferro de Lisboa ao Carregado», a primeira linha férrea a funcionar em Portugal e aberta ao público no mesmo ano desta edição, onde é também indicada a duração da viagem completa «em uma hora e doze minutos, incluindo a demora de vinte minutos nas nove estações da linha».
Nesta pequena folha reservou-se ainda espaço para informação sobre a recolha e distribuição postal, as tabelas com os sinais de incêndio (indicando o respetivo número de badaladas pela torre de igreja correspondente e sua localização), rematando com a nota sobre os dias de «grande gala» e de «simples gala».
Este formato não parece ter tido continuidade, sendo o único número do género que se conhece.
Fotografias de Nuno Silva (INCM). Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.