A coleção «Olhares» acaba de receber um título de Mário Cláudio, o único escritor português a receber por três vezes o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
Doze Retratos Portugueses compila uma série de crónicas, publicadas inicialmente no Expresso Online, dedicadas a portugueses marcantes, desde a Idade Média até à contemporaneidade.
Do retrato de Dona Joana de Eça, de autor desconhecido, ao retrato de Mário Soares, de autoria de Júlio Pomar, estes doze retratos foram «demoradamente esquadrinhados aqui por uma pena que deles partiu para chegar a si mesma, homenageiam o homem e a mulher que atravessam o mundo, alumiados pela inesgotável curiosidade dos operários da Criação.»
Mário Cláudio nasceu no Porto em 1941. Nesta cidade efetuou estudos secundários. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, veio a diplomar‑se mais tarde com o curso de Biblioteconomia e Ciências Documentais, da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica, frequentou a Universidade de Londres (University College), onde se pós‑graduou como Master of Arts in Library and Information Studies. É professor do ensino superior e autor de inúmeros artigos publicados na imprensa, nacional e estrangeira, palestras e conferências sobre temas literários ou conotados com a literatura. As suas obras estão traduzidas em inglês, castelhano, francês, italiano, alemão, húngaro, checo e croata, das quais se destacam Amadeo (Trilogia da Mão), Guilhermina (Trilogia da Mão), Rosa (Trilogia da Mão), A Quinta das Virtudes, Tocata para Dois Clarins, As Batalhas do Caia, O Pórtico da Glória, Peregrinação de Barnabé das Índias, Ursamaior, Oríon, Gémeos, Camilo Broca, Boa noite, senhor Soares, Tiago Veiga, uma biografia, Retrato de Rapaz, O Fotógrafo e a Rapariga, Tríptico da Salvação.
Mário Cláudio recebeu, entre outros, os seguintes prémios: Grande Prémio de Romance e Novela, da APE, Prémio Eça de Queirós, Grande Prémio de Crónica, da APE, Prémio Vergílio Ferreira, Prémio Fernando Namora, Prémio Pessoa pelo conjunto da sua obra (2004), Grande Prémio de Romance e Novela, da APE (2015). É titular de várias condecorações nacionais e estrangeiras.
Saiba mais sobre este título aqui: https://loja.incm.pt/products/livros-doze-retratos-portugueses-1024772?_pos=1&_sid=5e3ac1759&_ss=r?src=title