A exposição “Dois lados do cérebro” inaugura a programação de 2026 da Galeria Imprensa Nacional e mostra obras de Cecília Costa (1971) e de José Loureiro (1961), ambas distinguidas na terceira edição do Prémio de Arte INCM. Cecília Costa com “Tape Space #04” (2025) onde explora o traço e o espaço através de composições produzidas com fita adesiva intervencionadas com carvão, num jogo de perspetivas e de planos bidimensionais. José Loureiro apresenta “Sinapse em ponta de diamante” (2024) que explora relações sinápticas, como o próprio define: “A arte sempre quis saber mais de sinapses do que do próprio mundo, sem disso ter consciência”.
O diálogo entre estas duas obras na exposição assenta, também, nas linhas enquanto composição e ambas nos convocam para um espaço físico ou de pensamento. Enquanto Cecília Costa parte, nesta série de desenhos, de estudos sobre simetria e dimensionalidade procurando brincar com as perceções do espectador, José Loureiro explora a ideia de que “a sinapse é inexpugnável e o último reduto da liberdade individual”.
Esta exposição é fruto do reforço da missão de serviço público e de preservação da língua e da cultura portuguesas da Imprensa Nacional ao longo dos últimos anos, através da criação do Prémio de Arte INCM na feira de arte internacional Drawing Room Lisboa. Este prémio, que em 2026 terá a sua quarta edição, pretende divulgar e apoiar a cultura portuguesa, os seus artistas e retomar as incorporações na coleção de arte da Imprensa Nacional – Casa da Moeda que tem, no seu espólio, obras de Bordalo II, Fernanda Fragateiro, Fernando Lemos, Mafalda Santos, Noronha da Costa, Rodrigo Oliveira, Rui Neiva, Samuel Rama, entre outros.
Mais informações sobre o Prémio de Arte INCM, aqui no site IN.
Galeria Imprensa Nacional
De 26 de janeiro a 27 de março de 2026
Das 09H às 18H
Rua da Escola Politécnica, 135, Lisboa
Entrada livre