Joaquim Vieira Natividade (1899-1968) foi um engenheiro agrónomo português, natural de Alcobaça, que dedicou boa parte do seu trabalho à arboricultura e à silvicultura. Em 1922 apresentou o relatório de estágio sobre A Região de Alcobaça, Agricultura, População e Vida Rural, com o qual concluiu o curso pelo Instituto Superior de Agronomia.
Autor de mais de 300 trabalhos, Vieira Natividade foi sócio e membro honorário de várias associações portuguesas e estrangeiras, tendo também chefiado o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional e a Estação de Experimentação Florestal.
Embora tenha estado na origem do Centro Nacional de Estudos e de Fomento da Fruticultura, criado formalmente em 1962, já não acompanharia o seu desenvolvimento, uma vez que este só entrou em atividade efetiva em janeiro de 1968, poucos meses antes da sua morte, em novembro desse ano.

A edição de A região de Alcobaça : algumas notas para o estudo da sua agricultura, população e vida rural integrou o acervo da biblioteca da Imprensa Nacional em março de 1924. Este exemplar, autografado pelo autor, foi oferecido em novembro de 1923, apenas um mês após a inauguração da biblioteca. O livro inclui também uma dedicatória a Manuel Vieira Natividade, pai do autor, cujo trabalho foi dedicado ao estudo arqueológico da região de Alcobaça.
Ver no catálogo da biblioteca >>
Coleção Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Nota: este «Objeto com História» é dedicado a todos os alunos e professores da Escola Secundária D. Inês de Castro, que no dia 12 de dezembro de 2024 visitaram a biblioteca da Imprensa Nacional.